PERFIL

Quem sou

Primeiramente um ser humano que busca a virtude e a felicidade, um adepto da religião, um Congregado Mariano. 

Profissionalmente e academicamente um Contador. Atua com consultoria, auditoria patrimonial, perícia. Também elabora pareceres em assuntos diversos. Conferencista. É professor com experiência de 12 anos em escolas, faculdades, e Universidades. É autor de 27 livros, sendo 2 de poesias, e os demais no setor da contabilidade. Adepto da corrente neopatrimonialista.

Ganhador de prêmios internacionais de literatura contábil, e professor convidado em algumas Universidades para tecer aulas e conferências. É autor de mais de 400 artigos, e cerca de quase 1000 artigos pequenos. É poeta. Músico. Cantor. Leitor nato. Investigador. Membro do Lions Clube, e um amante da vida, e do ser humano.  Adorador de Deus, e amante da religião, da virtude, do conhecimento.

Mensagem do professor Rodrigo Chaves

Tudo na vida passa pelo logos divino, e pela vontade do ser incriado e eterno. Essa é a causa da existência. Deus nos garante uma missão nesta vida. Ele nos concedeu a vida, a existência, e este trabalho de transmitir e divulgar conhecimento por meio da contabilidade, da ciência, e da filosofia. Humildemente e modestamente reconhecemos a nossa necessidade de proceder a este empreendimento científico e técnico, nosso saber deve ser democratizado por todos os meios. Alcançando mais corações, tendo mais adeptos de mente, mais filhos do saber e do conhecimento, fazendo manter a nossa missão divina e cósmica, para honra e glória de Nosso Senhor. 

A contabilidade desde o alvorecer dos povos usada como ciência administrativa, lógica, interpretação, e ciência técnica, é o conhecimento que permite ao homem concretizar a sua prosperidade e às nações chegar aos pontos mais altos do progresso material e espiritual. Ela é a nossa ciência e nossa profissão. Mas temos amor pelos demais conhecimentos, como a mãe das ciências, a filosofia, a ciência em geral, a técnica, a política, e a virtude que leva o homem a Deus que é a religião.

Este site é fruto dessa intenção e desse trabalho, de divulgar mais amplamente aquilo que Deus nos concedeu e permitir à existência e aos seres que possam desfrutar mais desse saber específico, tal como o geral, porque a cultura é a chave do homem na descoberta de si mesmo, na busca do seu sustento, na sua evolução, e no alcance a Deus. Aqui vocês terão artigos de contabilidade, economia, setores técnicos da ciência, assuntos gerais, filosofia, política, e também religião.

Aqui temos as nossas publicações. E a nossa própria escola de contabilidade sob o nome de Rationandi Scientia, ou Ratiocinandi Scientia, que é o nome primaz da contabilidade em sua origem mais genuína em Roma antiga. Nesta escola vocês terão cursos não apenas de contabilidade, mas de raciocínio e saber geral (filosofia, lógica, política, religião, entre outros).

Espiritualmente é um site consagrado às mãos de Nossa Senhora Aparecida, e para a maior honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo!

A razão divina é a fonte do conhecimento, e a razão é a verdade autoridade, esses são os nossos lemas.  Paz e Bem!

APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR RODRIGO ANTONIO CHAVES DA SILVA (DA EDITORA JURUÁ)

O Professor Rodrigo Antonio Chaves da Silva é carioca de nascimento e cidadão honorário da cidade onde reside, Raul Soares, em Minas Gerais, e também de Huancayo/Peru, por ser um dos integrantes do primeiro Simpósio Internacional das Fronteiras do Conhecimento da Contabilidade (SIFICON) no ano de 2012.

Começando a estudar aos três anos de idade, sendo alfabetizado por sua mãe em sua casa, enveredou nos ramos da contabilidade aos 18 anos, no curso técnico de informática da Associação Comunitária de Raul Soares ASSECRAS).

Perfez o curso de contabilidade em Caratinga, vindo a receber grau em 2007, no ano seguinte registrou a sua tese chamada “Neopatrimonialismo Filosófico” mostrando o grande teor de sua especialidade na “Teoria Contábil e Filosofia Científica” aplicada a uma “tecnologia da análise e consultoria contábil moderna”.

Em seu proselitismo e seguindo os doutrinadores da contabilidade nacional como Carlos de Carvalho, Francisco D`auria, Frederico Herrmann Júnior, Antonio Lopes de Sá, Cibilis da Rocha Viana, Américo Matheus Florentino, José Amado do Nascimento, produziu dezenas de artigos, monografias, e alguns livros, vindo a ganhar duas vezes seguidas prêmios internacionais de contabilidade (na área de história e finanças) em Portugal. Sendo o primeiro a escrever sobre a “Contabilidade Estratégica” (2011), “Epistemologia doutrinária” (2009), e contabilidade simulada na “Moderna gestão de preços” (2014), além de obra sobre o neopatrimonialismo (2015).

Publicou em revistas especializadas, e em sites dos Conselhos Regionais de Contabilidade da Bahia, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e também fora do país, na Espanha, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México, Portugal; igualmente em inúmeros sites de empresas, associações, e blogs diversos. O professor ministra aulas e lições sobre diversas matérias, tal como, custos, orçamentos, análise de balanço, teoria contábil, contabilidade introdutória, contabilidade geral, contabilidade internacional, comercial, gestão de empresas, gestão de vendas, e outras diversas.

Tendo como lema: “A razão divina é a fonte do conhecimento”, e sendo elogiado e homenageado por diversos especialistas e doutores de contabilidade, o professor auspicia a sua trilha em honra a profissão, a ciência, a pesquisa, e ao estudo, igualmente mantendo o valor espiritual do ser humano e sua razão, com a ajuda de Deus e da religião principalmente.

Currículos
  • ANALÍTICO
  • SINTÉTICO

Contador, com habilitação profissional 090697

especialista em gestão econômica, controladoria, finanças e auditoria das empresas Perito Judicial, registrado no cadastro nacional de peritos, e extra-judicial, parecerista  professor desde 2008, e professor universitário desde 2009  contador-analista, consultor de empresas atuou como conselheiro fiscal do Siccob de Raul Soares, com experiência em instituições financeiras e de crédito poeta

Ganhador de homenagens públicas pelo mérito científico e docência ganhador do prêmio internacional de história da contabilidade Prof. Martim Noel Monteiro (2007/2008), internacional de contabilidade financeira Luiz Chaves de Almeida (2008/2009) e Prêmio Internacional Rogério Fernandes Ferreira (2011), prêmio resgate da memória contábil dos estados do Brasil, sendo a monografia representante de Minas Gerais (2016)

Congresso Internacional sobre a obra de Antonio Lopes de Sá- Argentina/Buenos Aires (2018), Representante único do Brasil no SIFICON (Simpósio Internacional das Fronteiras do Conhecimento Contábil) no PERU/ Huancayo (Julho-2012), e do CLAICON( Congresso Latino Americano de Contabilidade na Colômbia), com artigo selecionado para o Congresso Internacional de História da Contabilidade (Ballarat- Austrália, 2015), e I Congresso Mundial de Contabilidade Pública( Setúbal-Portugal)

publicou artigo na revista mais importante de teoria contábil, a Rivista Italiana di Ragioneria ed Economia Aziendal 

participante do Congresso dos Técnicos Oficiais de Contas (Lisboa-2015), Congresso AECA (2017/2018),participante do Congresso de Aveiro (2017) e jornadas luso-espanhola (2018) 

professor visitante da Universidade de Huelva e Pablo de Olavide Cidadão Honorário de Raul Soares e de Huancayo no Peru

Membro da Associação científica internacional Neopatrimonialista( ACIN), e membro da corrente do Neopatrimonialismo, Membro do clube de Balanced Scorecard da Argentina

acadêmico efetivo imortalizado pela ACLA( Academia de ciências Letras e Artes de Manhuaçu), e da AMCC( Academia Mineira de Ciências Contábeis)

membro da Congregação Mariana de Raul Soares

membro do extinto Lions Clube de Raul Soares

articulistas em vários sites, revistas e jornais de contabilidade e outros assuntos

colaborador do Diário do Comércio e demais sites de empresas e contabilidade

administrador da página neopatrimonialismo no facebook com mais de 1000 inscrito para divulgar notícias, artigos, e informações da corrente mineira de contabilidade

mantenedor de artigos sobre assuntos de filosofia, política, ciência, religião, deísmo, e outros assuntos em sua página no facebook, autor de 18 livros e mais de 200 artigos, seus livros publicados pelo editor Juruá presentes no site www.jurua.com.br, é co-autor de dois livros, um sobre a história da contabilidade no Brasil, outro que está publicado na coletânea elos literários sobre a mitologia e a contabilidade. Ao todo são 27 livros escritos( três em co-autoria), e centenas de artigos publicados em Congressos nos quais participara também. Será representante único do Brasil no RENACON, junto com demais palestrantes de Argentina e Estados Unidos. 

Currículo Do Autor: Prof. Rodrigo Antonio Chaves Da Silva

E-Mails: Rachavesilva@Yahoo.Com.Br E Profrodrigo.Chavess@Yahoo.Com.Br

Contador, Especialista Em Gestão Econômica Das Empresas, Professor Universitário, Consultor, Conselheiro Fiscal, Perito Judicial, Membro Da Escola Do Neopatrimonialismo, E Do Clube De Balanced Scorecard Da Argentina, Ganhador Dos Prêmios Internacionais De História Da Contabilidade (2007/2008), E Análise Financeira (2008/2009), Prêmio Internacional Rogério Fernandes Ferreira (2011), Participante Do Primeiro Simpósio Das Fronteiras Do Conhecimento Contábil No Peru (2012), Congresso OCC/Portugal(2015), Congresso AECA (2017), Aveiro (2017), Com Artigos Aceitos No Congresso Mundial De História Da Contabilidade (Balarat/Austrália-2015), E Congresso Mundial De Contabilidade Pública (Setúbal-Portugal/2015), Professor Visitante Da Universidade De Huelva (2017), Pablo De Olavide (2017), Sevilla (2017), Acadêmico Imortalizado Pela ACLA De Manhuaçu, Membro Imortal Da Academia Mineira De Ciências Contábeis, Escreveu 400 Artigos E 22 Livros De Contabilidade Editados Pela Juruá Editora, E Outras Seis Obras Em Co-Autoria.

OBRAS DO AUTOR

LIVROS DO AUTOR PELA JURUÀ

Evolução Doutrinária da Contabilidade (2009)

Contabilidade Estratégica (2011)

Introdução à Moderna Contabilidade Geral (2012 – segunda tiragem 2014)

Exame de Balanços (2012)

Análise do Capital de Giro e Liquidez Total das Empresas (2013)

Controle Gerencial dos Custos (2014)

Dinâmica Patrimonial e Consultoria de Gestão (2014)

Técnicas de Gestão e Análise Empresarial (2014)

Formação e Gestão Moderna dos Preços de Venda na

Contabilidade (2014)

História da Contabilidade e Finanças (2014)

Gestão Empresarial (2015)

Neopatrimonialismo e Conhecimento Contábil (2015)

Consultoria por Análise de Balanços (2015)

Escrituração Contábil (2015)

Diagnóstico Empresarial e Gestão Comercial (2016)

Contabilidade Básica (2016)

Como Examinar um Balanço (2017)

Contabilidade Superior e Consultoria Empresarial (2017)

Leasing Gerencial (2018)

Moderna Gestão da Produção (2019)

Prática de Orçamento Empresarial (2019)

Normas e Conhecimento Científico da Contabilidade (2020)

LIVRO EDITADO EM COAUTORIA PELO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

História da Contabilidade de Minas Gerais – Prêmio Resgate da História Contábil (2015)

LIVROS EDITADOS EM COAUTORIA NA REDE ELOS-LITERÁRIOS

Elos literários – o deus Hermes e a Contabilidade (2017)

Elos literários – se você soubesse (2018) – poema

Elos literários – Finja (2020) – poema

REVISTAS QUE JÁ PUBLICARAM SEUS ARTIGOS

Revista Mineira de Contabilidade

Revista do Conselho Regional do Paraná

Revista Catarinense da Ciência Contábil

Revista Internacional Legis de Contabilidad & Auditoría

Revista de Ciências Empresariais e Jurídicas (Porto – Portugal)

Ensaios Científicos

Revista de Contabilidad y Auditoría da Universidad de Buenos Aires

Revista da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas

Revista de Contadoria de la Universidad de Antioquia

Revista de Ciências Sociales del Peru

Revista Contabilidade e Finanças de Portugal

Revista Contabilidade e Informação da Unijui

Revista Brasileira de Contabilidade

Informativo do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo

Revista da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas

Revista Estúdios de Información y Control de Gestión

Revista Contabilidad y Sistemas

Jornal da APOTEC

LIVROS EM ESPANHOL EDITADO EM CO-AUTORIA

Antonio Lopes de Sá: filosofo de la contabilidad – editora anthros contable

A obra de Carlos Casella – editora cooperativa Colombiana( no prelo)