A visão de um contabilista, cujos méritos produziu uma síntese sobre o que é a doutrina científica da Contabilidade e o que é a ciências contábeis.
Tudo começa com uma pergunta feita na Academia Brasileira de Ciências Contábeis.
A pergunta era: por que dizemos Ciências Contábeis?
Muitos poderiam pensar que era para bem depreciar a ciência, ou a mais antiga das ciências, e no entanto, o resultado da análise teórica foi sumamente diferente.
A intenção real para se bem verificar as Ciências Contábeis, tinha uma conteúdo científico mais sublime.
O professor Erly Poisl defendeu, além de inúmeros artigos, este livro, que reconhece e prova, que há uma doutrina científica da Contabilidade.
O curso é pequeno mas em suas poucas aulas têm em vista mirar e muito bem, a generalização da obra, e o objeto gigantesco da Contabilidade como doutrina científica, porque ela o é, e como entender o porquê das Ciências Contábeis.
Por causa dessa pergunta que o professor Poisl fez a obra, sendo um trabalho ímpar em matéria de Ciências Contábeis, senão uma das mais importantes obras de teoria contábil, embora muitos não falem dessa maneira, mas em nossa modesta visão, é isto que ela representa e a doutrina deste autor.
É possível mensurar e analisar a prosperidade?
O valor do balanço representa a sua dimensão substancial?
O que é a dimensão substancial e como analisar a prosperidade de uma empresa?
Estas três perguntas irão ser respondidas neste curso inédito.
Não basta ao Contador elaborar o balanço, se não houver pontos para desenvolver conhecimentos sobre a prosperidade do capital.
O balanço representa nominalmente um estado patrimonial financeiro, reditual, de equilíbrio, de produtividade, de crescimento, entre outros níveis. É uma representação da fortuna e capacidade de ter a prosperidade.
A Contabilidade faz o balanço, e ainda permite analisar e saber o nível de fortuna dos empreendimentos.
O fim da Contabilidade é mensurar, analisar e interpretar o nível de prosperidade.
Este curso tem este fim de demonstrar as principais teorias, e as principais práticas de análise para se chegar na dimensão substancial que é a extensão da prosperidade.
O curso tratará das principais doutrinas, teorias, e obras sobre a avaliação do balanço, tal como medidas para bem avaliarmos a fortuna dos empreendimentos.
A utilidade desse curso servirá para diversas aplicações profissionais, entre elas:
Todo o conhecimento de contabilidade moderna foi desenhado pelo professor Vincenzo Masi, tudo o que temos de contabilidade, desde a estrutura conceitual até a técnica, tanto a descoberta do patrimônio como seu objeto, como todo o desenho profissional, e científico da contabilidade. Esse curso trata em 11 aulas de toda a estrutura dessa doutrina com as obras originais e primárias de fonte, ainda mostrando como a contabilidade é como ciência e suas aplicações práticas principais.