Prof. Rodrigo Antonio Chaves da Silva
Congregado Mariano
Há muito tempo atrás, em São Paulo, um conhecido meu, também cientista, só que da área de ciências biológicas e médicas, do setor da física igualmente, tinha me dito se ainda estava naquela ilusão de acreditar em Deus.
Me achou um bobalhão, e a cada vez que eu tentava falar, ele me interrompia, só que tinha sido convencido por professores revolucionários, de ótica marxista e militante.
Isso gerou uma discussão:
_____ Se você deixar eu falar sem me interromper posso tentar te explicar o porquê sou crente.
_____Lá vem você com as coisas de santos e da Igreja Católica….
_____Não, fulano você já se perguntou que palavra é mais forte que “Deus”?
_____O que?
_____Sim, não existem palavras mais fortes que a palavra “Deus”.
_____Mas a ciência não explica o que não vemos.
_____Meu caro, se fossemos pensar em alguma coisa QUE a ciência explica, cairíamos numa falácia; você sabe muito bem que no estudo da lógica não temos ainda uma aproximação certa da verdade. Mesmo com os conceitos prontos, tudo é muito intuitivo, sabemos que algo existe, mas não temos uma ideia completa disso.
_____Você tá ficando louco? O que você está dizendo?!
_____Ora é muito simples, não farei raciocínios sentenciais e nem teoremas. Veja, nós conseguimos descrever o que acontece com o nosso corpo. Com o coração, com o estômago, etc. Você sabe muito bem quantas batidas o coração dá por minuto. Ainda, como o intestino funciona, a ordem e a harmonia a qual isso acontece. Mas jamais conseguirá fazer igual ou fazer isso conscientemente.
_____Ora mas é claro pois é organismo humano.
_____Pois é, o problema é que nós seres humanos não temos controle sobre estas ações. Eu não faço o meu coração bater, nem o meu estômago funcionar, e não domino o meu cérebro quando durmo, ou você sendo médico ignora estas coisas?
_____Lá vem você com a idéia do mistério…
_____Não é uma ideia, é uma realidade. Veja você, se for transplantar um rim hoje, você não pode garantir a rejeição porque não sabe. E quando acontece a rejeição você apenas a diagnostica, mas a causa principal, por mais que seja microbiológica o porquê ela aconteceu com um ser, e não com um outro ser, você não pode explicar a não ser pela hipótese que há DNAs diferentes.
_____Mas a ciência avançou muito.
_____ Se a técnica é igual, porque alguns não se sujeitam ao sucesso? Você não sabe responder.
_____Pessoas diferentes.
_____Não é o mais lógico, e nem a causa mais acertada, você sabe disso. Continuei
_____Mesmo assim vai prevalecer na intuição. Já que ela não prolonga a vida do ser humano, e nem entende porque o nariz tem dois buracos, e as orelhas dois também, e porque o pênis é do jeito que é, e os braços também. Por mais que se descreva isso não é suficiente. Eu quero ver fazer. O causar isso, ou porque é porque é, não pode ter sido vegetativo e nem mecânico (terminei).
Aí ele começou a querer explicar a evolução, os fatores microbiológicos, e tudo mais. Porém eu intervi, pois na dialética, estava na minha vez.
_____Eu sei disso tudo fulano, com menos profundidade que você. Das convenções conceituais humanas. O que eu estou dizendo é que este mecanismo age sozinho por uma causa que não pode ser ela mesma, senão seria infinita ou absoluta (mas o corpo morre), e por tal causa admite alguém ou um ser que a faça. Ou seja, o raciocínio não é positivo nem fenomenológico, passa a ser metafísico. O ser existe antes dos fatos, e os fatos são gerados por uma força que não está na consciência do ser.
_____Mas como você pode pensar assim? … (ele repete tudo). Aí eu falei de novo.
_____O que estou dizendo meu caro é que você como bioquímico ou médico não tem o poder ou a capacidade de equilibrar, ou copiar o mesmo mecanismo humano por sua conta, isso é, só para exemplificar o corpo humano…
_____Mas claro que não tenho….
_____Pois é, pelo fato de você não ter, e não conseguir fazê-lo, eu tenho que crer que algo, alguém, ou que um Deus tenha o poder de fazê-lo, tal como é o termo mais lógico.
_____E se eu conseguir?
_____Se conseguisse seria um deus, mas como não consegue e não explica o porquê inteiramente, pois, não sabe fazer, não tem o PODER. Você sabe que não pode fazê-lo e nunca conseguirá, enquanto você não me explica isso, e não consegue ter tal faculdade; eu acredito em Deus que é sinônimo de criador, poder, ordem, e um ser superior a todas as coisas visíveis e invisíveis.
Ele muda o assunto para o Corinthians, e o futebol de São Paulo.
Hoje eu recebo um e-mail dizendo que o amigo está frequentando a Igreja Católica, a influência do secularismo em sua Universidade foi horrível, ele me confessou que era mais bitolado do que portador de senso crítico.
É bom mostrar a verdade das pessoas, a verdade que não depende de mim, mas depende dela mesma. Da demonstração. Da realidade. Do ser. A verdade que um Deus nos criou, nos ama, e cuida de nós. Esta é a realidade da existência.
Você não está sozinho, eleve a alma a Deus, se entregue a Ele e você verá a diferença que isso fará em sua vida.
Use a razão, não precisar ter uma religião específica, se a tiver melhor ainda, mas pense.
Use a razão. Apenas isso. Reconheça o mistério.